→ Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE):
Prof. Dr. Jorge da Cunha Dutra
→ Contato de e-mail:
depe.blumenau@ifc.edu.br
→ Agenda do DEPE:
→ Atribuições do DEPE (Resolução nº 1/2021 Consuper, Art. 21):
[…] Art. 21. Compete à Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão:
I – Contribuir para a construção da proposta pedagógica da Instituição, bem como das políticas de ensino, extensão, pesquisa e inovação institucionais.
II – Articular, no âmbito do campus, o planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das políticas de ensino, extensão, pesquisa e inovação, em consonância com a proposta pedagógica institucional.
III – Articular e acompanhar a construção, implantação e execução de políticas estudantis junto aos setores específicos do campus para o êxito e permanência dos estudantes considerando aspectos pedagógicos, sociais, psicológicos e de saúde numa perspectiva inclusiva.
IV – Zelar pela qualidade dos processos educacionais direcionando todas as ações de forma reflexiva, democrática, crítica e construtiva na manutenção das políticas institucionais e na relação com os educandos e a sociedade, prevendo espaços para reflexão e construção de ações coletivas, que atendam a demandas específicas de áreas, cursos, campus e Instituição.
V – Articular a elaboração e reformulação de normativas e diretrizes atreladas a ensino, extensão, pesquisa e inovação no âmbito do campus.
VI – Articular ensino, extensão, pesquisa e inovação através da flexibilidade curricular e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares com vistas a integrar áreas de conhecimento.
VII – Fomentar e dar suporte ao desenvolvimento de programas e projetos de ensino, extensão, pesquisa e inovação.
VIII – Articular com as coordenações de pesquisa, de extensão, de ensino e de cursos o desenvolvimento de projetos e programas no campus, com participação em editais e/ou com parcerias para fomento externo.
IX – Manter interlocução com a Reitoria, especialmente com as Pró-Reitorias de Ensino, Extensão e Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, assim como representar o campus nos foros específicos.
X – Fomentar políticas de integração escola e comunidade.
XI – Contribuir para a construção da política de acesso e compor a comissão responsável por executar e acompanhar os processos seletivos discentes.
XII – Apoiar o processo de criação, implantação e reconhecimento de cursos, elaboração, implementação e revisão dos Projetos Pedagógicos de Curso em conjunto com as coordenações de curso, colegiados, Núcleos Docentes Básicos e Núcleos Docentes Estruturantes.
XIII – Articular no âmbito do campus, a organização de eventos de ensino, pesquisa, inovação e extensão.
XIV – Articular a elaboração do calendário acadêmico junto às coordenações e setores pertinentes.
XV – Fomentar ações para a formação integral, política e cidadã dos estudantes, estimulando atividades de cultura, esporte e lazer.
XVI – Fomentar ações e programas com vistas ao acompanhamento de egressos.
XVII – Articular a atuação do NAPNE, NEABI, NEGES, NUPE e demais núcleos vinculados, contribuindo para a efetivação das ações propostas.
XVIII – Supervisionar o desenvolvimento das atividades atreladas ao registro acadêmico e cadastro institucional.
XIX – Supervisionar o desenvolvimento das atividades da biblioteca e fomentar políticas de acesso para a comunidade interna e externa.
XX – Acompanhar e participar do planejamento orçamentário do campus.
XXI – Promover a formação continuada e incentivar a qualificação dos servidores atrelados à DEPE. XXII – Promover estudo do dimensionamento da força de trabalho, realizar levantamento de necessidades do campus, coordenar e elaborar os critérios para a seleção de servidores e colaboradores eventuais atrelados à DEPE, em conjunto com os setores vinculados e acompanhamento da Comissão Interna de Supervisão (CIS) e Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD).
XXIII – Apoiar os trabalhos da Comissão Local de Avaliação (CLA) e coordenar ações de correção das fragilidades e incentivar as potencialidades identificadas na avaliação institucional.
XXIV – Contribuir na elaboração de relatórios de gestão institucionais.
XXV – Desempenhar outras atividades correlatas ou definidas nos normativos vigentes. […]
→ Assessoria de Ensino:
Pedagoga Lilian Cristina de Souza
→ Contato de e-mail:
ae.blumenau@ifc.edu.br